quarta-feira, 23 de abril de 2008

Estações de recolha da Carris

Apeteceu-me publicar algo diferente, então fui ao Live Maps e copiei de lá as vistas aéreas das estações da Carris usando o bird's eye.


Começo pela estação de Cabo Ruivo, que parece-me já só servir para carros de instrução, carros e gás e da Carristur
Segue-se a de Miraflores, que por ser a maior de todas tive de dividir em duas imagens

Passamos agora para a estação da Musgueira

Agora um pouco mais perto dos "territórios" da RL, segue a estação da Pontinha


E para terminar ficamos com a estação de Santo Amaro

Já tive o prazer de entrar em todas elas excepto na de Cabo Ruivo. Estive na de Miraflores para fazer a entrevista para admissão, na Pontinha e Santo Amaro para exames médicos e na Musgueira para ir com um meu irmão ver o mapa de serviço e ir buscar ou deixar carros. Quando tiver equipamento de spoter a ver se arranjo maneira de entrar pelo menos na da Musgueira...

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Artigo de Opinião - Interface da Pontinha

Hoje, enquanto esperava pacientemente pelo 768 no interface da Pontinha, fiquei a olhar para obra bem pensada mas mal acabada e mal aproveitada.
Localizado numa zona de fronteira entre os concelhos de Lisboa, Amadora e Odivelas serve além destes três concelhos algumas freguesias do concelho de Sintra através da Rodoviária de Lisboa. Este interface conta com praça de taxis, metro, três operadores de autocarros, dois parques de estacionamento e espaço para o parqueamento de autocarros. O interface da Pontinha é utilizado diariamento por milhares de pessoas vindas dos quatro concelhos que este serve. Por aqui passam 5 carreiras da Carris, 3 da Vimeca e 10 da Rodoviária de Lisboa e a linha azul do Metropolitano de Lisboa.
Inaugurado há pouco mais de dez anos, este espaço carece há muito de mais atenção dos nossos governantes, tem um aspecto abandalhado e sujo. Como é visivel na imagem, do lado direito da estação de metro foi deixado um espaço descampado com terra batida onde supostamente deveria estar um manto de relva, possivelmente com algumas arvores. Nas paragens de autocarros não existe um único banco. Ao contrario do que acontece no interface do Colégio Militar, que é em tudo identico ao da Pontinha, aqui dos 4 operadores de transportes públicos apenas o metro dispões de balcões de venda de titulos, no exterior não existe nem um posto de vendas dos outros operadores. O espaço que deveria ser utilizado para os autocarros parquearem nos intervalos dos serviços está constantemente ocupado com veiculos particulares e quando a noite cai, do lado da estação de recolha da Carris não há um candeeiro que funcione. A limpeza deste espaço é igualmete deficiente, onde até já vi duas ratazanas numa sessão de luta livre.
Já é tempo de as entidades que gerem aquele espaço olharem para um exemplo tão próximo, quer em distância quer em forma/função, que é o interface do Colégio Militar, que apesar de estar longe de ser prefeito está melhor equipado e tratado que o da Pontinha.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Devagarinho vai abrindo...

Parece-me que brevemente vou passar a apanhar o 726 na Pontinha de volta para casa noutro sitio, pois o que inicialmente era uma ligeira cavidade no chão está a transformar-se nisto! Junto do buraquinho já se nota pedacinhos de alcatrão soltos e a água está carregadinha de terra, se continuar a chover por mais alguns dias muita da terra que está debaixo do alcatrão vem á superficie e o alcatrão vao abater. Depois lá vem os senhores de picareta ás costas fazer um remendo, mas conhecendo bem a zona não me parece haver espaço para se remendar buraco e os autocarros a parquearem neste terminal. Só resta saber se me vão obrigar a atravessar a Pontinha toda até á estação de metro, parece que não mas ao fim de um dia de trabalho custa fazer esta maratona...

terça-feira, 8 de abril de 2008

Por um fio...

Sim, passei uns dias em Londres e já era tempo de publicar alguma coisa sobre a viagem, mas dado o que se tem passado nos ultimos dias este assunto vai ter de passar para segundo plano.
Há coisa de um ano, candidatei-me a um anuncio de emprego que tinha visto no jornal para uma empresa que conhecia do meu actual trabalho, fui chamado e dado que o meu curriculo se encaixava em duas funções diferentes e para as quais os homens estavam a precisar de "novo sangue" a coisa demorou mais tempo que o previsto e acabei por perder as duas oportunidades. Daqui aprendi uma grande lição, mais vale um passaro na mão que dois a voar, ja tinha ouvido isto antes mas nesta situação senti o real sentido da expressão.
Um anos e uns tantos dias depois voltem a ser contactado, eles precisavam de uma pessoa para uma das funções que me tinha candidatado anteriormente e desta vez não falaram com mais ninguem, fizeram uma nova entrevista e deixaram bem claro que era a pessoal que queriam, apresentaram as condições e eu aceitei. Se tudo correr como espero, para a semana irei fazer os exames médicos (aparentemente coisa simples) e caso esteja apto (espero bem que sim) irei entrar já em Maio.
Assim fiquei por um fio, ainda não comuniquei a minha enventual, pois ainda não fui informado da data e hora dos exames medicos, mas estou á espera de uma longa e complicada discussão, certamente que o meu actual patrão vai exigir que trabalhe os 2 meses depois da demissão, apesar de ainda ter um subsidio de ferias inteiro por receber e 17 dias por gozar...
Vamos aguardar, já tenho um pé dentro da nova empresa, só falta o outro...